GRÃO-MESTRE PARK SUNG JAE

GRÃO-MESTRE PARK SUNG JAE – 10º DAN

O jovem discípulo do mestre No Suk Pak passou a administrar a academia junto com seu mestre e durante os anos 60 tiverem em média 300 alunos com mais de 4 academias afiliadas. Formava-se então a base do Hapkido que conhecemos hoje transmitida pelo GM Park Sung Jae. *Vamos chamar de Hapkido moderno a partir do momento que foram redefinidas todas as técnicas e estipulados padrões de procedimentos para os treinamentos e aprendizados de técnicas durante os anos 50 e 60.

Embora tenha tido uma nova reformulação no processo de aprendizado e treinamento, o GM Park Sung Jae não considera isto como o nascimento de uma nova arte marcial como muitos dizem por aí. Ele afirma que as técnicas já existiam há muitos e muitos anos e que a palavra hapki também já era conhecida. É por isso que ele não concorda quando pessoas afirmam que o mestre Yong Sul Choi ou Ji Han Jae são os fundadores do Hapkido.

Por volta de 1962/63 o mestre Park já era detentor do 4° grau e sua academia já era bastante conceituada. Nos anos 60 como a Coréia já estava um pouco mais adaptada com o cenário pós ocupação japonesa e a guerra civil, surge a necessidade de organizar melhor as artes marciais, bem como de resgatar determinados valores da cultura coreana. Com este objetivo alguns dos principais mestres de artes marciais e órgãos do governo decidem criar a Korea Kido Association numa tentativa de unificar as artes marciais coreanas semelhantes debaixo de uma única organização.

O GM Yong Sul Choi passou a ser o primeiro presidente desta organização. Como a Korea Kido Association não era exclusiva para a organização do Hapkido e vários outros mestres perceberam a necessidade de dar maior foco e de fortalecer ainda mais esta arte marcial, o Sr Dae Hoon Choi, pertencente a uma família de militares e presidente da Ki Ap Do (tipo de CHA RYUK), cria a Korea Hapkido Association. Em 1965 esta associação é organizada e em 1967 registrada oficialmente, sendo esta a primeira associação oficialmente reconhecida pelo governo coreano. O Sr Dae Hoon Choi foi o criador do símbolo da águia segurando a flecha. A Korea Hapkido Association foi presidida pelo Sr Dae Hoon Choi, tendo como presidente de honra o Sr Cheng Kyu Pak (cargo político). O GM Park Sung Jae foi escolhido para assumir a secretaria geral e o mestre Ji Han Jae para ser o mestre geral.

Nesta associação estavam filiadas na época cerca de 34 academias com estilos variados de Hapkido. Os principais objetivos desta associação eram a unificação do Hapkido, divulgação e padronização dos treinamentos e técnicas. Uma série de padrões, conceitos, filosofias, etc., foram redefinidos pelos mestres participantes da diretoria e então divulgados para as academias filiadas.

Vários seminários foram realizados e diversos materiais distribuídos para as academias. GM Park Sung Jae, como secretário geral, tinha um papel fundamental nas questões relativas a organização dessa associação, bem como na elaboração dos certificados onde constavam sua assinatura.


D
evido a disputas políticas e divergências de opiniões entre a diretoria, esta associação foi dissolvida em 1969. GM Park Sung Jae então alia-se ao GM Myung Jae Nam e ao seu antigo mestre No Suk Pak para formar uma nova associação de Hapki Yu Sul que passa a existir a partir de 1969.

Esta associação é registrada no Ministério da Cultura sob número 32 do Decreto- Lei específico. Para a presidência desta associação foi indicado o senhor Seung Won Yoo (Assessor de Gabinete do Ministério do Governo), GM No Suk Pak como diretor presidente, GM Park Sung Jae como mestre geral e GM Myung Jae Nam como fundador. Neste período o GM Myung Jae Nam tem intenso intercâmbio com o Aikido no Japão. O GM No Suk Pak falava fluentemente o japonês e tinha muitos contatos com a turma do Aikido, facilitando o intercâmbio do GM Myung Jae Nam.

 

Anterior | Próxima

 


     

 

 

Associação Nacional de Hapkido Tradicional - ANHT® | Todos os direitos reservados.

Créditos: Rafaine & Rafaine ©