GRÃO-MESTRE PARK SUNG JAE

GRÃO-MESTRE PARK SUNG JAE – 10º DAN

Tratava-se do Hapki Yu Sul. Hapki Yu Sul é uma arte marcial multidisciplinar cujas palavras que formam o nome significam literalmente o uso da flexibilidade em harmonia com as energias vitais.

Era no fundo do seu quintal que o jovem garoto Park Sung Jae iniciava-se no caminho das artes marciais. O mestre No Suk Pak era muito rigoroso com seu jovem aluno e castigos físicos eram bastante comuns, bem como forçava exercícios físicos intensos e nas demonstrações de golpes, mostrava quão doloridos eram as técnicas. Como forma de avaliação de seu aprendizado e uso de sua técnica, o mestre No Suk Pak ordenava a seu jovem discípulo que enfrentasse alguns marmanjos na rua e voltasse vitorioso de suas brigas.

Na faixa dos 11/12 anos o jovem Park Sung Jae também havia iniciado treinamentos com a arte marcial chamada Tang Soo Do com um outro mestre chamado “No”. Este mestre era bastante conhecido na região pelas suas qualidades técnicas e foi aí que o jovem Park Sung Jae ampliou e aprimorou suas habilidades nos chutes. GM Park Sung Jae obteve a primeira faixa preta com a arte marcial Yudo aos 13 anos de idade.

Naquela época para se obter uma faixa preta era necessário participar de um campeonato nacional realizado todo ano e não havia distinção de peso ou idade nesta competição. O jovem Park Sung Jae tentou obter a faixa preta por 3 anos seguidos até que no quarto ano ele conseguiu a façanha derrotando 3 oponentes adultos, maiores e mais pesados que ele. Este fato foi noticiado amplamente nos jornais em função da pouca idade do jovem Park Sung Jae e pelas características dos adversários derrotados (eles eram todos da guarda policial da Coréia que estavam tentando sua graduação em Yudo).

O jovem Park Sung Jae ao final de sua adolescência, com um corpo formado e forte e já com uma excelente base de todas as técnicas aprendidas continuou a procurar por novos ensinamentos. Sempre o fascinou a idéia de procurar pelas 10 técnicas perdidas mencionadas na história do monge Seo San Dae Sa. Diz a lenda que o monge Seo San Dae Sa dominava 25 técnicas especiais, porém 10 delas ficaram perdidas por não haver, segundo opinião deste monge, um discípulo a altura para receber as 10 técnicas especiais restantes. Com a morte deste monge este conhecimento foi enterrado junto com ele. Os nomes dessas 10 técnicas são conhecidos, porém os tipos de treinamentos e os detalhes técnicos são desconhecidos.

Em sua pesquisa em busca de novos conhecimentos com outros mestres, GM Park Sung Jae aprendeu acupuntura, massagem, CHA RYUK (técnicas para aprimorar o desenvolvimento do Ki pelas fontes da natureza), meditação, respiração, bem como outras diversas experiências místicas e espirituais que contribuíram para o seu aperfeiçoamento. Entre esses treinamentos vale a pena mencionar os aprendizados com um monge de nome Il Se Yang (não se sabe o nome verdadeiro, porque os monges usavam nomes simbólicos).

Durante mais de 2 anos GM Park Sung Jae visitou este monge em períodos variados para aprender e desenvolver o treinamento em CHA RYUK e outras técnicas de desenvolvimento mental. Durante este período de treinamento GM Park Sung Jae passou por diversas experiências das mais espetaculares e de difícil compreensão para as pessoas comuns. GM Park Sung Jae era um praticante determinado e sempre procurou a perfeição e superação de limites. Sempre procurou superar as marcas de outros praticantes, seja com chutes mais altos, mais velozes, mais fortes, etc. Por volta de 1954 o jovem discípulo Park Sung Jae e seu mestre No Suk Pak passaram a organizar melhor os treinamentos, redefinir as técnicas a serem aprendidas para cada nível, enfim apresentar um novo formato para o que eles chamavam HapKi Yu Sul e também identificando esta nova escola como Jung Do Kwan (escola do caminho reto).

Todo o conhecimento adquirido sobre o Yudo, Gumdo, Sshireum, técnicas de bengala, armamentos diversos, respiração, desenvolvimento do Ki e principalmente tendo como base o Hapki Yu Sul seriam mais tarde integrados para a reformulação do Hapkido moderno* transmitido pelo GM Park Sung Jae às suas gerações futuras.

Anterior | Próxima

 


     

 

 

Associação Nacional de Hapkido Tradicional - ANHT® | Todos os direitos reservados.

Créditos: Rafaine & Rafaine ©