World Hapkido Assossiation - WHA - Brasil

 

Fundada em fevereiro de 2004, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HAPKIDO TRADICIONAL - ANHT, iniciou diversos contatos com organizações internacionais, com objetivo de buscar uma continuidade em nossos treinamentos. Como nosso objetivo sempre foi de manter e divulgar as técnicas do Hapkido Tradicional, aquele no qual foi difundido em seus primórdios, não poderíamos escolher uma entidade que não tivesse o mesmo pensamento.

Diversas entidades foram contatadas, mas apenas uma nos chamou a atenção, a WORLD HAPKIDO ASSOCIATION - WHA, por ter o Grão-mestre Hwang In-Shik - 10º Dan, como seu principal representante, iniciamos os primeiros contatos em busca de nossa filiação. Os contatos foram ocorrendo gradativamente de forma sempre positiva, primeiramente através do Presidente Tae Jung - 9º Dan, e posteriormente por meio do Diretor Executivo Dan Piller - 6º Dan.

Diversas exigências foram feitas para a concretização de nossa filiação, entre elas a vinda do Mestre Dan Piller, para nos conhecer e poder passar nossa situação e nível técnico ao Presidente da WHA, antes de nos indicar como representantes da World Hapkido Association - WHA no Brasil. Assim, no dia 8 de maio de 2005, chegou ao Brasil o Diretor Executivo Mestre Dan Piller.

Na presença do Grão-mestre Marcílio Nogueira - 8º Dan, foi realizada no dia 9 de maio, a primeira reunião oficial entre a ANHT e WHA. Nesta reunião foram expostas nossas metas e objetivos que posteriormente seriam avaliadas pelo Presidente Tae Jung.

Após este árduo processo de filiação, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HAPKIDO TRADICIONAL - ANHT foi nomeada oficialmente representante da WORLD HAPKIDO ASSOCIATION - WHA no Brasil, escrevendo o nome de nosso país na lista mundial de representações, juntamente com Austrália, Canadá, Finlândia, Índia, Iran, Coréia, Noruega, Rússia, Espanha e Suíça.

Para fiel cumprimento desta representação, a World Hapkido Association, nomeou como Diretor Regional, representando a WHA no Brasil, o Mestre Carlos Feliciano e o Mestre Paulo Caldas Jr. como representante no estado de São Paulo.

Pelo reconhecimento da grande contribuição e o excelente suporte a Associação Nacional de Hapkido Tradicional, dada pelo Grão-mestre Marcílio Nogueira, por meio da imensurável promoção do Hapkido Coreano no Brasil, ao longo destas quatro décadas, deu a ele o Título de Chong Kwanjang Nim, como líder dos Mestres da WORLD HAPKIDO ASSOCIATION - WHA no Brasil.

De acordo com as palavras do Grão-mestre Tae Jung: “Desde que foi introduzido por seu fundador, Grão-mestre Yong Sul Choi, o Hapkido tem tornado-se uma das artes marciais mais populares do mundo, sendo ensinado em mais de 100 países. A finalidade da WORLD HAPKIDO ASSOCIATION - WHA é preservar as técnicas, filosofias e tradições do Hapkido, alem de promover uma fiel compreensão dos aspectos físicos e espirituais que permitam que os praticantes consigam obter perícia e pleno potencial humano.

World Hapkido Association: www.worldhapkido.com

 

 


 

     

 

 

Associação Nacional de Hapkido Tradicional - ANHT® | Todos os direitos reservados.