HISTÓRIA DO HAPKIDO

Nesse meio tempo o Rei Sonjo (Coréia) pede mais uma vez a ajuda de militares chineses e seus conselhos, entre eles haviam Mestres Shaolins como Niu Shu Zheng e Hei Hu Li. Esses generais sabiam que entre o exército coreano ainda se praticava o Tang Su (defesa com pés e mãos) e pediram a presença desses Mestres. Fizeram alguns desafios para se comparar as duas técnicas e a Arte Shaolin foi suprema. Com alguns conhecimentos chineses, alguns Mestres coreanos desenvolveram o Kwonbop Subak técnicas de agarramento e projeções. Depois da invasão, muitos desses Mestres foram levados em cativeiros no Japão.

É importante notar que essas técnicas que foram desenvolvidas vãs aos poucos formando o conjunto do Hapkido.


Em 1790 visto a vulnerabilidade da Coréia o Rei Chongjo da Dinastia Li, ordena o retorno dos Hwarangs de seus templos e pede a seus Mestres Lee Dok Um e Park Jae Ga, passarem todos os seus conhecimentos para quatro livros. O Muye dobo tongji, o primeiro livro fala sobre as técnicas de lança de bambu longa e curta; o segundo livro são técnicas de Kum ou Gum, espada com um só corte e com dois cortes; o terceiro livro trata-se da montaria com uso da espada o Bong sul e finalmente o quarto livro as técnicas Kwonbop Subak, citadas anteriormente.


Com isso a prática das Artes Marciais retorna a Coréia, sendo trabalhadas e desenvolvidas até o surgimento do Subak-do (Tipo de Judô, arremessos e chaves); o Tang Su (Bloqueios e ataques com as mãos e os pés) e Taekyun (Chutes altos e baixos - Base do Taekwondo) praticado desde a Dinastia Yi, sendo essas artes marciais originadas dos antigos Hwarangs.


Hoje em dia, existem várias ramificações e estilos oriundos desta associação e muitos desses Mestres fundaram seu próprio estilo, como Sin Moo Hapkido (Ji Han Jae), Kuk Sool Do (In Hyuk Suh), Tang Soo Do (Hwang Ki), Hwarang Do (Joo Bang Lee), Moo Sool Kwan Hapkido (Kwang Wha Won) que mais tarde se transformou no Hoi Jeon Moo Sool, criado por um dos alunos de Kwang, Mestre Myong Jae Ok.

 

É interessante saber que, a KHA manteve o Hapkido Tradicional e com o tempo foi desmembrada na Kido e na Korea Hapkido Federation. Mas devido à opinião difusa entre os dois irmãos filhos da KHA, Myong Jae Ok e Myong Jae Nan, fora desmembrada novamente na Internacional Hoi Jeon Moo Sool e na Internacional Hapkido Federation (Hapkido-Hankido-Hankundo). Nesse intermédio tivemos a fundação da World Hapkido Association, tendo como responsável o Grão-mestre Hwang In-Shik.

Anterior | Próxima

 


 

     

 

 

Associação Nacional de Hapkido Tradicional - ANHT® | Todos os direitos reservados.